Parceiros

PT | EN | ES | FR

Fundación Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua – CENTA

CENTA é um centro de investigação sobre a água originalmente promovido pelo Ministério do Meio Ambiente da Junta de Andaluzia. Com uma carreira de investigação apoiada por mais de vinte anos de experiência no campo da purificação de águas residuais e de gestão da água, CENTA tornou-se uma referência indiscutível a nível internacional. Serve também como como plataforma de transferência de tecnologias e de conhecimento. Os principais objetivos que marcam a sua atividade são: (1) promover uma melhor gestão dos recursos hídricos, com um enfoque mais sustentáveis, solidário e participativo; (2) Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social, promovendo a melhoria da competitividade das empresas, profissionais e organizações no sector da água; (3) Colocar a serviço da sociedade o conhecimento, e responder ao compromisso social e ambiental que orienta a entidade e é parte de seus propósitos fundamentais.

CENTA é um centro em matéria do tratamento de águas residuais e sua reutilização. Neste sentido, uma das suas linhas de investigação atuais é o desenvolvimento de zonas húmidas bioelectrogénicas para o tratamento de águas residuais urbanas. Esta linha de investigação começou com a sua participação no projeto Aqualectra (INNPACTO 2010), liderado por IMDEA Água (Madrid) e continuou com outros projetos financiados a nível regional (SMARTWETLAND ou BioSo4) e a nível europeu (iMETland - H2020). Com o projeto 4KET4Reuse, CENTA pretende fornecer os seus conhecimentos em tratamentos combinados de eletroquímica - naturais para propor uma solução eficiente para a eliminação de CEs na região da Andaluzia e, desta forma, continuar esta linha de investigação. De igual forma, a participação da CENTA na proposta 4KET4Reuse, permite obter uma fonte de financiamento para desenvolver a sua atividade de investigação.

www.centa.es

Institut de Recherche pour le Développement – IRD

A entidade é especializada na gestão quantitativa e qualitativa do recurso água. Como tal, desenvolve tecnologias de tratamento de águas residuais com baixos custos energéticos baseados no uso da energia solar para fornecer sistemas de tratamento descentralizadas energicamente autónomos e deste modo realizar a desinfeção da água e eliminação de micropoluentes orgânicos persistentes e tóxicos.

O interesse da entidade em participar no projeto é, do ponto de vista técnico, a possibilidade de comparar a eficiência de diferentes tecnologias para a remoção de contaminantes emergentes. A cooperação inter-regional também aumenta as possibilidades de difundir as novas tecnologias desenvolvidas no espaço SUDOE e facilitar a internacionalização da entidade. Esta cooperação também permitirá o intercâmbio de novas ideias para estimular a inovação nos projetos e melhorar a comunicação entre os diferentes setores (comunidade científica, administração pública e empresas).

www.ird.fr


Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – FCTUNL

O CENSE (RESOLUTION lab), pertencente ao DCEA, tem experiência na utilização do processo electrocinético/eletrodialítico aplicado em diferentes matrizes para recuperação de fósforo e/ou remediação de contaminantes orgânicos e inorgânicos. Dois membros da equipa têm cerca de 20 anos de experiência em remediação eletrocinética e o laboratório está equipado de forma a garantir a execução técnica do projeto (assim como o seu acompanhamento analítico). O grupo de investigação coordenou um projeto nacional (PTDC/ECM/111860/2009 Electrokinetic treatment of sewage sludge and membrane concentrate: Phosphorus recovery and dewatering) e um projeto Europeu (FP7-PEOPLE-2010-IRSES-269289-ELECTROACROS) ambos contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias baseadas no processo eletrocinético para recuperação de fósforo e remoção de contaminantes orgânicos emergentes para aplicação em Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências do país, a 15 minutos de Lisboa, é reconhecida pela sua investigação de excelência, pela qualidade dos seus cursos e pela empregabilidade dos seus diplomados.

A participação no 4KET4Reuse permitirá reforçar a cooperação na zona SUDOE, alavancando as parcerias relacionadas com a tecnologia testada e melhorando o posicionamento geoestratégico no tratamento de águas residuais com potencial para, e.g, a sua reutilização agrícola.

https://www.cense.fct.unl.pt/


Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Cientificas - CSIC

O IRNAS é um instituto de investigação básica e aplicada que tem por objectivo optimizar o uso e conservação dos recursos naturais solo, água e planta. Em particular, a sua actividade científica baseiase nas seguintes linhas de acção: (i) sustentabilidade agrícola e diversificação, melhora da qualidade de produção, sendo o solo a chave principal da investigação científica; (ii) impacto do uso de substâncias agro-químicas no solo e águas superficiais e subterrâneas; (iii) obtenção de plantas geneticamente manipuladas resistentes ao stresse salino; (iv) uso de materiais orgânicos e inorgânicos, naturais e sintéticos, para reduzir a contaminação do solo e água. Nesta última linha inclui-se o desenvolvimento de filtros baseados em novos materiais adsorventes para purificação de águas.

A vantagem, para a entidade, em participar no projecto, diz respeito à transferência e difusão de uma nova tecnologia patenteada para o uso em processos de purificação de águas.

www.csic.es


Associação Parque de Ciência e Tecnologia Almada/Setúbal -MADAN PARQUE

Parque de ciência e tecnologia que tem a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA Universidade de Lisboa (FCT-UNL) como principal associado. O ecossistema local de inovação integra um conjunto de entidades de investigação aplicada (UNINOVA e os centros de investigação da própria FCT-UNL), sendo que algumas destas estruturas dispõem de competências específicas relevantes para darem suporte às actividades a desenvolver no âmbito do projecto. Várias empresas instaladas no Madan Parque dispõem de produtos e/ou serviços e/ou linhas de intervenção que se enquadram perfeitamente no programa deste projecto. Perante o exposto, é inequívoco o potencial de disseminação dos resultados do projecto, uma vez que Madan Parque é composto por outros 3 associados (Reitoria, Município de Almada e Município do Seixal), uma agência de desenvolvimento local, o centro de emprego local, diversas incubadoras de base local, etc.

A missão do Madan Parque está preferencialmente orientada para as seguintes actividades:

1.Dinamizar as relações de cooperação entre a universidade, as infra-estruturas tecnológicas, as empresas e as autoridades locais, com um enfoque na valorização do conhecimento e nas actividades de transferência de tecnologia;

2.A disseminação de informação especializada a nível nacional e internacional;

3.A promoção de actividades de investigação e de formação, com interesse para as empresas e os serviços;

4.O desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como de estudos sobre a respectiva comercialização;

5.A promoção de projectos de cooperação entre os meios empresarial e universitário de todos os países com os quais Portugal mantém relações diplomáticas, em particular no quadro da União Europeia, bem como com os países de expressão oficial lusófona;

6.A promoção de iniciativas visando o debate sobre experiências e inovações introduzidas no campo da investigação científica e tecnolo

www.madanparque.pt


Nanoelectra - NANOE

O desenvolvimento de hardware eletrónico especializado na monitorização e controlo de sistemas eletroquímicos microbianos como os responsáveis pelo funcionamento das zonas húmidas bielectrogénicas.

A vantagem, para a entidade, em participar no projecto, diz respeito à oportunidade de desenvolver equipamentos para aplicações específicas no domínio do tratamento de água, um nicho estratégico para a empresa.

www.nanoelectra.com